2 a 4 Anos: Sexualidade nesta fase?

Recebemos inúmeros comentários sobre a fase de 2 a 4 anos de crianças (<=link) e procuramos organizá-los para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Esses são aqueles relacionados à sexualidade nesta fase.

Talvez, lhe interesse este outro artigo: “Identificação Sexual” (<=clique no link)

Para mais informações sobre esta fase etária, veja os links a seguir:

“Mente de 2 a 4 anos”

  1. Criando Um Ambiente de Aprendizado…
  2. Comportamento, Disciplina, Agressividade
  3. Manias e Tiques
  4. Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
  5. Adaptação na Escolinha
  6. Timidez e Auto-estima fragilizada
  7. Identificação sexual
  8. Sexualidade nesta fase?
  9. Amamentação nesta fase
  10. Difícil colocar para dormir
  11. Ciúmes de um dos pais
  12. Tão tranquilas que preocupam…
  13. Chorando muito…
  14. Medos…
  15. Alimentando-se pouco…
  16. Largando as fraldas...
  17. Preferência por um dos pais
  18. Largando a chupeta

XXX

25/09/08 Comentário recebido:

Tenho uma filha de 4 anos eu a peguei brincando com um cachorrinho de pelúcia. Fiquei muito assustada, pois colocava dentro da calcinha. Perguntei o que estava fazendo e disse pra não repetir. Acho que não agi corretamente pois quando a vi novamente fazendo eu bati nela, estou muito preocupada e não sei como agir, não sei se é normal e pra falar a verdade estou apavorada me ajude por favor.

Marilena responde:

Há vários motivos para isso. Ela pode ter visto alguém guardando alguma coisa dentro da calça, ou

pode ter observado o volume da calça algum menino e por isso copia. Ou, ainda, apenas pra sentir cócegas, já que é uma região muito sensível.

Nessa fase, isso é apenas uma curiosidade e não se trata de masturbação ou algo parecido.

Pergunte, apenas, porque ela faz isso. Mas você não precisa bater nela por isso e nem brigar.

Isso só vai fazer com que ela fique mais curiosa ainda e queira repetir ainda mais vezes.

Deixe que ela esgote essa curiosidade que logo esquecerá isso.

Retorno da mãe:

Agradeço pelo conselho e vou seguir. Esta resposta me tirou um peso na consciência. Ela sempre foi muito precoce em tudo sempre faz perguntas e nada passa por despercebido e eu sempre respondo às suas perguntas da melhor forma possível sem dar margens a duvidas.

12 comentários sobre “2 a 4 Anos: Sexualidade nesta fase?

  1. 01/04/2009 Comentário recebido:
    Tenho um menino de 3 anos e meio, peguei-o segurando no pênis e fazendo gestos, ele quer colocar o pênis na boca da gente (pais) sendo que isso não acontece aqui em casa, ele quer ficar pegando no pênis e ficar rindo, ele quer que você pegue nos órgãos dele. Estou preocupada com atitudes dele, não sei se é descoberta ou não.

    Marilena responde:
    A descoberta do corpo acontece bem cedo, quando ainda são bebês.
    Essa atitude pode ter sido “induzida” por alguém? Ele teve ou tem contato com meninos mais velhos?
    De qualquer maneira, diga a ele que essa parte do corpo, deve ser bem cuidada e, portanto, guardada dentro da calça, assim com faz o pai dele. Diga que assim como o papai guarda partes do corpo, com bumbum e pênis, ele deverá fazer o mesmo.
    Caso ele continue, simplesmente vire de costas e saia de onde ele está, demonstrando que você não tem interesse nenhum nesse comportamento e que “desaprova” (virar de costas significa rejeitar esse comportamento) e ele já tem idade pra entender que isso não é engraçado ou divertido e que não tem seu incentivo.
    Dê essa explicação para ele umas duas vezes e a partir daí, simplesmente ignore-o quando ele iniciar esse comportamento. Faça isso quantas vezes for necessário até que ele fique “condicionado”: esse tipo de comportamento = rejeição dos pais.

  2. 06/12/2009 Comentário recebido:
    Publicamos diretamente aqui, pois a resposta enviada por e-mail retornou por erro no endereçamento.
    Tenho uma filha de 2 anos e 9 meses,quando dou banho nela e coloco na cama para secá-la ela coloca a mãozinha na vagina e puxa parece que vai rasgar.É normal para sua idade? Ela fica só comigo, ninguém mais cuida dela.

    Marilena responde:
    Se isso só acontece quando você a está secando, não há problema, pois nessa idade, essa região fica muito coberta (pela fralda) e crianças nessa idade sempre gostam de tocar o corpo. Muitas inclusive não gostam de colocar fralda ou roupa em alguns momentos.

    Essa região fica quase sempre úmida e talvez esse seja um momento em que ela sinta essa umidade e isso a incomode mais ainda. Mas não se preocupe com esse comportamento, pois não não há nada de irregular nele.

  3. 15/03/2010 Comentário recebido:
    Obs.: Publicamos aqui, pois a resposta enviada por e-mail retornou por erro no endereço.
    Me ajude por favor. Peguei minha filha de 03 anos e 07 meses, brincando com um menino de 06 anos. Ele estava abraçado com ela e fazendo movimentos obscenos. Fiquei desesperada. Descontrolei-me e bati nela. Briguei e disse que ela não iria mais brincar com o tal menino. Eu tomo muito
    cuidado para que ela não ouça e muito menos presencie tais coisas. Me ajude. Como devo me portar se algo parecido voltar a acontecer

    Marilena responde:
    Na verdade, quem deveria ser punido era o menino (que é muito mais velho que ela) e não sua filha que nem sabia o que estava fazendo e muito menos sabia se isso era certo ou não, bom ou ruim.
    Ela deve ter ficado muito assutada com sua atitude e sua filha não deve mesmo, de maneira alguma, brincar com crianças que são mais velhas que ela e muito menos meninos.
    Se você cuida para que ela não veja e nem ouça coisas impróprias para a idade dela, evite que ela tenha contato não só com esse menino, mas com outros, também (que não sejam da idade dela).
    Com você fazendo sempre o controle dessas situações, provavelmente, isso não acontecerá de novo, pois você estará sempre monitorando essas situações.

  4. 09/05/2010 Comentário recebido:
    Obs.: Publicamos aqui, pois a resposta enviada por e-mail retornou por erro no endereço.
    Estou muito preocupada,pois uma vizinha minha me confidenciou que a filha dela, de três anos, falou em casa que a professora da escolinha que dá banho nela colocou o dedo em sua genitália. A professora é de total confiança, já a minha vizinha gosta de conversar demais, fiquei na dúvida, isso pode ter sido verdade? Como saber se é mentira da mãe ou imaginação da criança?

    Marilena responde:
    Talvez seja mesmo verdade e, talvez, até a professora tenha enconstado nela sem segundas intenções.
    Nesses casos, o melhor a fazer é conversar direto com a professora, dizer o que a menina contou em casa e perguntar se, de fato, isso aconteceu.

    A professor ficará sabendo que a menina comenta o que acontece na escola e mesmo que ela diga que não aconteceu nada, ficará ciente de que tudo o que ela faz na sala, é reportado à mãe pela filha. No mínimo, tomará cuidado, daí em diante.

  5. Obs.: Estamos publicand aqui, pois a resposta enviada por e-mail retornou por erro de endereço.
    Oi, minha filha de 2 e 3 messes está indo pra escolinha tem 1 mes. Mas, a cada dia que passa ela chora mais para ñ ir pra escolinha. Eu paguei uma perua escolar que é da propria escolinha para buscar ela e ela fala “perua ñ mamãe, tem medo”. Mas, assim que ela chega na escolinha, ela para de chorar até a professora dela disse que ela brinca com as crianças e ñ chora mais, mas ultimanente ela está muito agressiva quando ela chega tem dia que ela ñ quer que eu chegue perto dela. Ela me xinga e fala que que ficar com a vovó… Será que ela está com raiva de mim pois estou mandando ela pra escolinha… Sem falar que quando ela ve a roupa da escolinha ela começa a gritar e chora pra ñ por o uniforme dela. Aí eu coloco a força, ñ sei mais o que fazer. Será que devo tirar ela da escolinha, pois ela sempre ficou só comigo desde quando ela nasceu.

  6. Marilena responde:
    O ideal é que a criança vá para a escola por volta dos 3 anos e você ainda pode esperar um bom tempo, sem que isso signifique algum “atraso” no aprendizado dela. Isso não irá atrapalhar em absolutamente nada o desenvolvimento dela.
    Ficando com você, ela aprenderá bastante.

    Quando for colocá-la na escola, de novo, mais tarde, busque uma escola que tenha o processo de adaptação bem feito. Leia no blog o artigo sobre “Adaptação na Escolinha”.

    Esse processo precisa ser seguido adequadamente para que a criança não somente fique bem na escola (como parece ser o caso dela), mas que, TAMBÉM, fique muito bem em casa, quando chega e não agrida você por se sentir abandonada, como ela vem fazendo ultimamente.

    Esse comportamento geralmente ocorre quando a adaptação não é bem feita.
    Observe isso atentamente e escolha uma escola que tenha inserido esse processo.

  7. Obs.: Estamos publicando diretamente aqui, pois a resposta por e-mail retornou por erro de endereço.
    O meu filho de 2 anos e 8 meses meses tira o pintinho para fora e fica esfregando em ursos e o pinto fica duro e ele começa a rir! Engraçado que ele não vê eu fazendo essas coisa, pois sou mãe solteira. Perguntei para a professora dele, mas ela fala que é normal na idade dele e que às vezes ele mostra o pinto para ela e fala olha o PÒPÒ meu!!!

  8. Marilena responde:
    Assim que você perceber que ele irá fazer isso, retire dele os objetos que ele usa para fazê-lo.
    Diga que o pintinho deve ficar guardado e pode ficar machucado se ele ficar fazendo isso (como de fato pode).
    Diga, também, que você não gosta quando ele faz isso.
    Se você simplesmente não fala nada, a criança “percebe” como um estímulo para repetir o comportamento. É exatamente isso que ele tem feito.
    Ajude-o nesse sentido e diga à professora para fazer o mesmo quando ele repetir essa atitude na escola.

  9. 28/02/2011 Comentário recebido:
    Obs.: Publicamos diretamente aqui, pois a resposta por e-mail voltou por erro de endereço.
    Tenho um filho de 2 anos e 10 meses e ele fica botando o pênis pra fora e colocando em objetos e até na irmã dele ja fez isso. Nunca ele me viu, eu e o pai dele fazendo nada, porém ele é muito sabido. Mas, preocupo-me com essas. O que fazer me ajude estou assustada. Sem falar que ele só convive com pessoas adultas e homens. Será normal, essa atitude?

    Marilena responde:
    Isso pode acontecer, mas não se repetir.
    Logo, da primeira vez, você já deveria ter dito a ele para não fazer isso e explicar que o pênis deve ficar guardado na calça ou fralda, como o pai dele o faz. Quando a criança tem algum comportamento repetitivo, fica mais difícil retroceder. Esse, provavelmente, será o caso de seu filho.
    Evite que isso se repita por mais vezes ou esse costume irá acompanhá-lo, inclusive, quando ele iniciar a escola.

  10. 17/08/2012 Comentário recebido:
    Obs.: Publicamos diretamente aqui, pois a resposta por e-mail voltou por erro de endereço.
    Tenho uma filha de 3 anos e 1 mês, muito inteligente. Tenho observado que nas brincadeiras com os brinquedos ela repreende e diz que não pode mostrar o pipiu, e outro dia ela se cobriu com o brinquedo e disse que queria ver o pipiu dele. Fui na escola em que estuda para saber de onde estaria vindo este estímulo e se ela tem comportamento semelhante na escola. Para minha surpresa a professora já a observava a algum tempo e me revelou que elas tem que sempre estar atentas a ela, pois ela chama os coleguinhas para embaixo da mesa, pede aos coleguinhas para abaixarem a calça para ela ver o pipiu, e que hoje ela estava observando a genitália e ia introduzir o dedinho. Na minha familia e na minha casa, somos sistemáticos, e não deixamos ela ver nem o primo de 5 anos tomando banho. Não sei de onde vem este estímulo. Não sei como educar de maneira que ela entenda. Me ajude.

    Marilena responde:
    Crianças aprendem por imitação e talvez ela tenha visto algo. De qualquer maneira a professora deverá sempre dizer: “NÃO PODE fazer isso com o amiguinho!”.

    Deverá usar de disciplina, também, caso ela insista ou tente novamente.
    Leia o artigo (link) Comportamento/Disciplina e permita que a professora use esse método com ela.

    Em casa, você deverá dizer a mesma coisa.
    Diga que o corpo dela e do amiguinho não é um brinquedo. Nessa idade ela já sabe o que é um brinquedo e entenderá.

  11. Oi gente!! Me ajudem
    Tenho um casal de gêmeos de 4 anos e queria saber como q eu faço .
    Observação:
    A resposta enviada por e-mail retornou por erro de endereço. Favor enviar e-mail diretamente para marilena.responde@gmail.com

  12. ESTAVA LENDO AS POSTAGENS AQUI E UMA DELAS ME DEIXOU COM BASTANTE MEDO. UMA MÃE ESTAVA RELATANDO QUE SUA FILHINHA ESTA INDO PARA À ESCOLA DE PERUA, E ELA FICA DESESPERADA TODA VEZ QUE TEM QUE IR NESSA PERUA. PEÇO POR FAVOR QUE ESSA MÃE INVESTIGUE O MOTIVO QUE A FILHA DELA NÃO QUER IR DE PERUA. NÃO QUERO ASSUSTAR MAS JÁ OUVI MUITAS HISTÓRIAS DE ABUSO COM CRIANÇA EM TRANSPORTE ESCOLAR. NÃO ESTOU DIZENDO QUE É O CASO, DEUS O LIVRE, MAS QUANDO UMA CRIANÇA TEM AVERSÃO A TAL COISA TEM QUE TER MUITO CUIDADO E INVESTIGAR O ASSUNTO.A POSTAGEM FOI DO ANO:24/07/2010 às 00:51

Deixe uma resposta

