Um ambiente de aprendizado

Use o “teatro”…

Entre 2 a 4 anos a criança aprende observando e reproduzindo o que vê. Daí a importância de se aproveitar deste processo para que ela possa se desenvolver da forma apropriada. Pois, essa é a idade típica em que a criança usa o choro para dormir, tomar banho, pentear o cabelo, vestir roupa, tem dificuldades em largar as fraldas, etc…

Use o “teatro” como forma de valorizar cada tarefa que seu filho precise fazer.

Se a criança não gosta de tomar banho, escolha algum bichinho de borracha, que possa ir ao banho com ele, ou algum boneco, e diga que ele irá ensinar o boneco a tomar banho. Lembrando que tudo que é feito com crianças deve ser “levado” dessa maneira, com estímulos e empolgação.

Para colocar roupa, idem. Deixe sempre um boneco ou bichinho perto dele e diga que ele irá ensinar o boneco a trocar de roupa. Converse você com o boneco e diga que o boneco irá aprender com seu filho, etc…

Se tem dificuldades em tirar as fraldas… Escolha, por exemplo, uma boneca ou bicho de pelúcia  e diga que agora, ela irá ensinar à boneca/bichinho como se faz cocô no vasinho. “Converse” com a boneca/bichinho e diga que irá aprender com seu filho(a). Coloque a boneca/bichinho no chão, do lado do peniquinho.

Se a criança é difícil de sentar para comer… Escolha algum boneco que ele tenha ou bichinho de pelúcia e diga que agora o bichinho irá aprender com ele, como se come, pois o bichinho não sabe. Coloque o bichinho em frente a ele, perto de algum móvel e deixe seu filho à vontade.

Como recebemos inúmeras perguntas sobre esta fase de 2 a 4 anos das crianças procuramos organizá-las para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Além de algumas estarem, logo abaixo, em ordem cronológica, as perguntas recebidas e as respostas dadas estão, também, compiladas nos seguintes grupos/links:

  1. Criando Um Ambiente de Aprendizado…
  2. Comportamento, Disciplina, Agressividade
  3. Manias e Tiques
  4. Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
  5. Adaptação na Escolinha
  6. Timidez e Auto-estima fragilizada
  7. Identificação sexual
  8. Sexualidade nesta fase?
  9. Amamentação nesta fase
  10. Difícil colocar para dormir
  11. Ciúmes de um dos pais
  12. Tão tranquilas que preocupam…
  13. Chorando muito…
  14. Medos…
  15. Alimentando-se pouco…
  16. Largando as fraldas...
  17. Preferência por um dos pais
  18. Largando a chupeta

4 opiniões sobre “Um ambiente de aprendizado

  1. Obs.: Publicamos aqui porque a resposta enviada por e-mail retornou por erro no destinatário.
    Minha filha tem 2anos e não fala quase nada. Ela só fala mamãe e papai e nome do irmão dela.

  2. Marilena responde:
    Ela ainda é muito novinha e o vocabulário dela está compatível com a idade dela.
    Ela ainda irá evoluir muito e não se precoupe com isso agora.
    A linguagem varia muito entre crianças e ela está apenas começando.
    Fique tranquila.

  3. 12/06/2012 Comentário recebido:
    Obs.: A resposta enviada por e-mail retornou por erro de endereço.
    Tenho um menino de 4 anos e uma menina de 2 anos 7 meses.
    A hora do banho é um tormento, pois os dois saem correndo e eu fico doida, isso me atrasa em tudo.
    Eles sempre se atrasam para escola e quando vamos sair para um lazer é uma loucura, um corre daqui outro corre de lá. Já desistimos de sair várias vezes, pois fico logo estressa e meu esposo fica chateado. Então, para evitar chateação prefiro nem sair. Me ajude por favor
    .

    Marilena responde:
    Na hora da saída, ou de colocar roupa, comece pela sua filha, deixando de preferência seu filho, no cercado; se você tem ou no berço (se ele não pula de lá).
    Separe sempre alguns brinquedos para que ele se distraia enquanto você coloca a roupa em sua filha.
    Você poderá usar alternativas como DVDs, nesses momentos, e enquanto eles se distraem, você poderá ir colocando a roupa neles.
    Nessa idade, esse comportamento é super comum e você terá sempre de usar criatividade nesses momentos.
    No entanto, crianças são muito influenciáveis e você sempre terá isso a seu favor.

  4. 09/01/2013 Comentário recebido:
    Oi, minha filha de 2 anos se recusa a sentar no vaso sanitário ou no troninho. Tirei a fralda durante o dia, ela até avisava antes de fazer o xixi, mas quando colocávamos sentada no vaso, simplesmente não quer ficar sentada e acaba fazendo na roupa. Hoje notei que ela ficou segurando o xixi até a hora da soneca quando coloquei a fralda de novo. Não sei mais o que fazer, será que ela não esta pronta para tirar a fralda? Tenho me sentido frustrada. Será melhor adiar o projeto desfralde?

    10/01/2013 Marilena responde:
    Leia o artigo (acima) Criando Um Ambiente de Aprendizado… e siga as orientações lá descritas.
    Sempre que ela for fazer xixi, fique perto dela esperando, sentada no chão, para que ela perceba que você não está com pressa. Algumas mães ficam de pé ou fazendo outra coisa, enquanto a criança fica sozinha no banheiro.
    Observe isso.

    10/01/2013 Comentário recebido:
    Já tentei isso…. Fico sentada com ela, lemos histórinhas, mas quando ela percebe que vai fazer xixi, quer descer do vaso sanitário ou sair do troninho e acaba fazendo no chão.
    Sinceramente nao sei mais o que fazer. Por favor, me ajude!

    12/01/2013 Marilena responde:
    Insista com as dramatizações e veja que sua filha entre no faz-de-conta, tal como explicado no link acima (Criando Um Ambiente de Aprendizado…).
    Geralmente, ajuda bastante e é eficiente nesses momentos.

    12/02/2013 Comentário recebido:
    Desde que nos correspondemos por email venho tentando desfraldar minha pequena, mas de forma mais sutil. Ensinamos (ela e eu) todas as bonecas a fazer xixi no vaso, mas sem tirar as fraldas. Algumas vezes, alguma boneca errava o xixi e nós explicavamos para a boneca que não tinha problema, ela era esperta e logo aprenderia. Segunda feira, próxima passada, consegui fazê-la sentar no vaso (com redutor) e a consequência foi o coco…. Êêêê! Imediatamente tirei a fralda e só coloquei novamente para a soneca. Desde então, parece que acendeu uma luz na cabecinha da criança… Ela entendeu e tem feito quase todos os xixis no vaso. Aconteceram algumas escapadas, mas nada significativo e o melhor é que quando colocamos a fralda para a soneca ela não faz xixi, mesmo nas saídas mais longas (quando, também, colocamos a fralda). A cada 1 hora coloco ela no vaso e as coisas parecem que estão acontecendo de forma mais natural.
    Enfim, estou lhe contando isso tudo, só para agradecer, porque sei que sua sugestão de encenação foi o que amadureceu o desfralde na cabecinha da nossa princesinha.
    Muuuiiitto obrigada!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s