Depressão

Depressão não é falta de “força de vontade”. Não é preguiça. Não é “frescura” e nem medo de enfrentar a vida.

Depressão é sério e precisa ser visto com a seriedade e urgência que merece.

Geralmente, pessoas ao perceberem que vivem esse processo, muitas vezes insistem em “vencer” esse quadro sozinhas e sem ajuda. Os familiares podem não entender esse quadro como algo sério e dificultam ou mesmo ignoram a necessidade de uma ajuda urgente, imaginando que trata-se de uma fase que a pessoa irá superar tudo isso, com o tempo.

O receio de iniciar uma medicação, também, é preocupante para alguns, pois imaginam que ficarão reféns pelo resto da vida ao remédio e incapazes de voltarem a uma vida normal.

Há a depressão que se estende ao longo da vida do indivíduo e aquela circunstancial, que ocorre por um motivo específico, como: perda de emprego, luto, término de um relacionamento, etc.

Essa depressão é um momento na vida dessa pessoa, que inicialmente imagina que poderá lutar contra isso sem medicação e, talvez, somente com terapia. A medicação veio para ajudar, nesses momentos difíceis, e não pode ser desconsiderada. A consulta a um psiquiatra é necessária, pois é uma grande ferramenta de ajuda.

Aquela depressão que se estende ao longo dos anos que acompanha o indivíduo “desde sempre” como alguns relatam, precisam de acompanhamento medicamentoso exatamente para evitar que ela se acentue ainda mais.

O comentário mais usual do depressivo é quando ele diz algo do tipo: “Para mim tanto faz ouvir que alguém ganhou na loteria ou ouvir que alguém morreu. Não faz diferença”.

Se você começa a perder o ânimo para sair, trabalhar, encontrar amigos, seguir com sua rotina diária e progressivamente, sair do quarto e até sair da cama, já é um sinal acentuado de que você vive, de fato, um quadro depressivo.

Fique atento aos seu comportamento, se você está próximo a isso.

Jamais banalize a condição deste que está ao seu lado, passando por isto, e precisa de ajuda e não omissão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s