Sobre a “Manifestação Artística” no MAM

A manifestação artística pode acontecer de diferentes formas, em diferentes lugares e momentos, mas direcionada a determinado público, assim como também são feitos os diferentes gêneros de filmes, destinados a determinadas faixas etárias.

Lamentável, no entanto, o que foi feito no MAM, onde se discute, infelizmente, somente a liberdade de expressão, que naturalmente pode ocorrer de qualquer modo, mas não a quem é dirigida; o que é fundamental!

Lamentável aqueles que apoiam a permanência de crianças no local e sua exploração, desconhecendo totalmente o processo de desenvolvimento emocional infantil, onde exposições dessa forma desprotegem a criança deixando-a à mercê de imaginar que o toque pode ser feito a qualquer um de modo “natural” ; como era o proposto nessa exposição, fazendo assim com que essa criança, eventualmente, possa se permitir ser também tocada por qualquer pessoa, imaginando ser isso absolutamente natural.

O mesmo ocorreu com a exposição do Santander, onde é válida a arte, mas sempre levando em consideração A QUEM é dirigida (com limite de idade). Assim como não levamos uma criança a um filme de terror, o mesmo deve acontecer com exposições desse tipo.

Depois de tantos estudos, tanto conhecimento, tanta pesquisa e tantos fundamentos e esclarecimentos sobre a construção da mente infantil e seu desenvolvimento emocional, encontramos  ainda barbáries e pessoas ainda com total incapacidade e falta de maturidade e lucidez, expondo e desprotegendo essas crianças.

Lamentável o ocorrido, lamentável a falta de percepção do que é adequado ou nocivo para o emocional infantil, e lamentável ainda  a defesa insana de determinados órgãos e pessoas que insistem em ver alguma “sanidade” nessa “manifestação artística”.

Links que merecem ser visitados, sobre o tema:

AMB Alerta sobre La Bête, encenada no MAM

Arte, nudez e um debate distorcido

Exposição à nudez afeta o desenvolvimento emocional das crianças

E tudo mais que possa ser dito a esse respeito, aqui se esgota e aqui se conclui.

Observação: As  publicidades, propagandas ou links que aparecem ao final de cada post, neste Blog, NÃO SÃO indicações, nem sugestões e nem têm relação ao Blog.

.

.

.

 

Anúncios

Uma opinião sobre “Sobre a “Manifestação Artística” no MAM

  1. Totalmente de acordo com o exposto. Todo ato público tem impacto psicossocial e isto foi o que causou tanta manifestações de repúdio . No caso da exposição de arte, é muito diferente um quadro com nudez, válido até em igrejas e escolas, de uma “performance” envolvendo nudez de adulto com uma criança ainda tão imatura , ainda que apenas um toque. Do mesmo modo em nome da liberdade de expressão artistas ou políticos ou qualquer pessoa faça cartoons ou vídeos ofensivos a fé de tantos, ou profanem deliberadamente símbolos sagrados para certos grupos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s